Municipal de Ilhéus será reinaugurado no fim deste ano, anuncia prefeito
As obras de revitalização do Teatro Municipal de Ilhéus, localizado no centro histórico da cidade, foram intensificadas no início deste mês e deverão ser concluídas até o fim do ano, segundo o prefeito Jabes Ribeiro. O equipamento está interditado por motivos de segurança, depois de uma perícia técnica constatar o comprometimento da estrutura, como corrosão nas vigas de metal dos suportes dos condicionadores de ar e do forro acústico. O serviço é custeado através de verbas de duas emendas parlamentares, uma no valor de R$ 254 mil e outra de 500 mil reais.
De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, diante das dificuldades financeiras, foi necessário buscar parcerias para recuperar o equipamento. A emenda de menor valor já está à disposição do município e custeia a primeira etapa da reforma. O serviço consiste na recuperação do telhado e das estruturas de metal, a requalificação dos banheiros, revisão dos sistemas elétrico e hidráulico, pintura geral (interna e externa), substituição de esquadrias e a adequação do espaço aos novos conceitos de acessibilidade, além de uma ampla revisão nos equipamentos de prevenção e combate a incêndio.
O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, informa que a segunda fase das intervenções abrangerá a execução de melhorias no sistema de sonorização, a troca de todas as poltronas e carpetes, além de investimentos na iluminação cênica. A licitação para a esses serviços, de acordo com o secretário de Infraestrutura de Ilhéus, Isaac Albagli, será lançada em breve, para que o trabalho seja iniciado logo ao término da primeira etapa.
História - Um dos mais importantes equipamentos culturais do município, o Teatro Municipal de Ilhéus foi inaugurado em 1932, ainda com a grafia Cine-Teatro Ilhéos. Depois de passar por décadas de abandono, em 1986, durante o primeiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro (83-88), o TMI foi totalmente reconstruído. Pelo espaço, já passaram grandes nomes do teatro e da televisão, como Raul Cortez, Chico Anysio, Benvindo Sequeira, Patrícia Pillar, Juca Chaves, Vera Fischer, Lucélia Santos, Elisabeth Savala e Baden Powell.